<body> Aprender a Ser em plenitude
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Apresentação de trabalhos 3º ano( árvores e seus frutos)
Todas as sextas- feiras os alunos apresentam trabalhos de pesquisa. Hoje foi a vez do 3º ano, mas só dois meninos o fizeram:(
O Diogo e a Carolina cumpriram o pedido e mostram que dominavam o assunto que pesquisaram. Os seus trabalhos estavam muito bons. Parabéns:)
Carolina, cerejeira e a cereja

Cerejas

Bombons de cereja

Diogo , a pereira
Pereira e pêras
 
posted by Aprender a ser em plenitude at sexta-feira, fevereiro 25, 2011 | Permalink | 0 comments
Limões "mutantes"
Limão trazido pelo Zezinho

Limões trazidos pela Ritinha
A Rita Mendes e o José Baptista, trouxeram uns limões que fizeram a delícia da Turma. Fizeram textos muito criativos, sobre os mesmos:)
 
posted by Aprender a ser em plenitude at sexta-feira, fevereiro 25, 2011 | Permalink | 0 comments
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Experiência com água nos seus vários estados 4º ano

água em estado líquido


água em estado sólido(gelo)


água em estado gasoso(vapor de água)
água em estado líquido que pela acção do calor se transforma em
estado gasoso EVAPORAÇÂO


Transformação da água em estado sólido(gelo) pela acção do calor em estado líquido


A água em estado sólido(gelo) transforma-se em estado líquido pela acção do calor


 

água em estado gassoso passa ao estado líquido, pela a acção do frio PRECIPITAÇÂO
 


















À passagem da água do estado líquido, pela acção do frio, chama-se SOLIDIFICAÇÂO

 AS EXPERIÊNCIAS

Nós fizemos uma experiência com gelo e água. Usamos um fervedor, um secador, um espalho.
Primeiro aquecemos o gelo com o secador, ele passou do estado sólido para o estado líquido.
Depois metemos a água no fervedor e
 Aquecemo-la, de seguida metemos o espelho em cima e verificamos que embaciou o que significa que passou do estrado líquido para o estado gasoso. 

Rui Vasconcelos 4º ano Turma A


 
posted by Aprender a ser em plenitude at quinta-feira, fevereiro 17, 2011 | Permalink | 0 comments
ciclo da água
http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws
Ciclo da água
Quando a água está nos mares o Sol aquece a temperatura da água e ela evapora PARA A ATMOSFERA, formando as nuvens. Quando as nuvens estão saturadas a água cai, através da precipitação na forma de chuva (estado liquido), neve ou granizo (estado sólido). À passagem da água do estado gasoso para o líquido chama-se Condensação e à passagem do estado líquido ao sólido chama-se Solidificação.
Parte da água ao cair na Terra, vai para os mares, rios e fontes. Quando a temperatura sobe a água volta a evaporar e vai para a atmosfera na forma de vapor de água (estado gasoso) através da Evaporação. Outra parte ao cair no solo infiltra-se e vai formar as águas subterrâneas.
 A esta viagem que a água faz chama-se Ciclo da Água. A água é sempre a mesma mas vai mudando de lugar       

Diogo Rocha 4º ano Turma A
 
posted by Aprender a ser em plenitude at quinta-feira, fevereiro 17, 2011 | Permalink | 0 comments
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Dia de S. Valentim

Cartaz com todos as meninas e meninos desta Tuma

















No Dia de S. Valentim fizemos um cartaz com os nossos nomes em corações. Neste dia comemoram-se os afectos. E nesta Turma há laços de afecto muito fortesJ
 
posted by Aprender a ser em plenitude at quarta-feira, fevereiro 16, 2011 | Permalink | 0 comments
Projecto " Peste Negra"
Projectos apresentados


Fato protector anti-peste

Ilustração na Biblia de Toggenburg
(1411)

A peste em Ashdod, quadro de Nicolas Poussin,
1630.


Bactéria responsável pela doença














A PESTE NEGRA


A peste bubónica ficou conhecida como a peste negra. Esta peste espalhou-se por toda a Europa durante o século XIV matando muitas pessoas, um terço da população da Europa. Em Portugal a peste chegou no Outono de 1348 e matou entre um terço e metade da população. A doença é causada por uma bactéria transmitida ao ser humano através das pulgas, dos ratos-pretos e outros roedores. Os humanos são infectados quando a pulga liberta bactérias na pele ou através de espirros ou tosse de outra pessoa já doente. A bactéria espalha-se nos gânglios linfáticos e multiplica-se. No máximo de sete dias, surge febre alta, mal-estar e os bubos. Para prevenir a doença evita-se o contacto com roedores, o vinagre foi utilizado na Idade Média para afastar pulgas e ratazanas.

Estela 4º ano Turma C
 
posted by Aprender a ser em plenitude at quarta-feira, fevereiro 16, 2011 | Permalink | 0 comments
Projecto " Timor" 4º ano


 
posted by Aprender a ser em plenitude at quarta-feira, fevereiro 16, 2011 | Permalink | 0 comments
Aniversário da nossa Princesa Helena de Troia
 
















O bolo de aniversário
da Helena, foi feito pela sua mãe e estava muito bom:)
 
posted by Aprender a ser em plenitude at quarta-feira, fevereiro 16, 2011 | Permalink | 0 comments
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Porfessora SOFRE!!!
O que uma pobre professora tem de aturar! Até só falta o biberão, ahahahaha, lol. Afinal a bruxa até é muito amiguinha, ehehehehe:XD
 
posted by Aprender a ser em plenitude at sexta-feira, fevereiro 11, 2011 | Permalink | 1 comments
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Concurso " A Melhor Carta"

Foi proposto aos alunos, desta Turma, que tivessem entre os 9e os 11 anos, que participassem no concurso" A Melhor Carta".
Este concurso é uma iniciativa da União Postal Universal, promovida em Portugal pela ANACOM e pelos Correios de Portugal -CTT, ambos membros daquela organização especializada das Nações Unidas.
A carta vencedora irá representar Portugal no Concurso Internacional de Composições Epistolares para Jovens 2011.
Houve cinco alunos que participaram e as cartas já foram entregues nos CTT.


Um exemplar de carta a concurso:

ANDREIA SANTOS RAMOS
Eu sou uma árvore, uma laranjeira. Sou verde, castanha e tenho muitas laranjas. E dentro do meu tronco vive um esquilo castanho.Eu sou muito feliz, brincalhona e muito divertida. Mas em primeiro, queria que esta carta vos fosse encontrar bem. Porque eu me encontro bem. É importante proteger a floresta, porque são as árvores que dão o papel para escrever e são elas que nos dão oxigénio e sem o oxigénio nós não vivemos. Tento que alguma criança me adore e me trate como uma amiga verdadeira e especial.Quando chegam alguns pássaros para fazer o seu ninho eu estou pronta para cuidar das crias quando ficam sozinhas porque a sua mãe foi procurar comida para as crias e para ela.Além disso, sou de folha persistente.Sou muito feliz por fazer parte da natureza no lugar de uma árvore.À minha volta quero flores de várias cores, por exemplo: flores amarelas, verdes, vermelhas, azuis, brancas e laranjas.Gostava, também, de viver ao pé de um lago com patos e outros animais.Também adorava passar aventuras e brincadeiras com outras árvores, por exemplo: castanheiros, limoeiros, outras laranjeiras, macieiras, pereiras e bananeiras.Conhecer novas coisas.Ensino às outras árvores diversas coisas, como jogar às escondidas, jogar ao macaquinho do chinês e à macaca e ensino muitas histórias como “Caracóis de ouro e os três ursos” que tem a ver com dizer a verdade e não mentir.
Era uma vez uma família de três ursos. Um dia uma jovem menina que se chamava Caracóis de Ouro encontrou uma casinha. Mas ela não sabia que era a casa dos três ursos, então resolveu entrar.Ela estava um pouco cansada e com fome, então sentou-se primeiro na cadeira pequenina, mas partiu-se, era muito pequena.E, depois, sentou-se na cadeira da mãe Ursa e servia-lhe perfeitamente e começou a comer as sopas dos pais Ursos.Como estava cansada subiu as escadas e foi directa ao quarto dos três Ursos. Ela viu que eram três camas, para saber qual era a mais confortável deitou-se primeiro na cama do pequeno Urso, mas era muito pequena e desagradável, a seguir deitou-se na cama do pai Urso e serviu-lhe perfeitamente.Entretanto, os três ursos chegaram a casa. E, quando o pequeno urso reparou, estava a sua cadeira partida.E a mãe Urso ficou assustada, porque alguém tinha comido as sopas que ela tinha feito.Eles acharam muito estranho, então foram à parte de cima da casa ver se tinha acontecido mais alguma coisa, porque ouviram alguém ressonar.Quando chegaram ao quarto viram uma menina de cabelo louro. De repente, a menina acordou e assustou-se.A Caracóis de Ouro explicou aos três ursos tudo o que tinha acontecido. Como Caracóis de Ouro foi sincera com eles, eles deixaram ela morar com eles.Depois de contar esta magnifica história, eu iria contar outra história chamada “A floresta Encantada” que tinha haver com a natureza e com o ambiente.Era uma vez uma princesa chamada Pétala. Ela tinha o cabelo louro, os seus olhos eram verdes acastanhados e era muito boa pessoa. Toda a gente concordava com isso. Excepto um trol maléfico.Ele queria destruir um lugar muito especial que a princesa adorava. Então antes de ele chegar lá a princesa Pétala chamou os guardas para derrotar o troll. Mas um dos guardas disse assim:- Porque é que Vossa Majestade quer que nós protejamos a floresta encantada?A princesa, claro, nem respondeu, só uma pessoa como aquela, perguntaria isso. Após a conversa, chegou o troll maléfico.Como os guardas ficaram parados foi buscar os seus acessórios de guerra e com eles derrotou o troll.E, foi assim que aquele sítio ficou encantado para sempre.Assim percebemos que a princesa tinha razão.

 
posted by Aprender a ser em plenitude at quinta-feira, fevereiro 10, 2011 | Permalink | 1 comments
Projecto História de Portugal

 Foi sugerido aos alunos do 4º ano desta Turma que elaborassem um Projecto de História. Nesse foi pedido:
  •  Fazer um resumo( desde a fundação de Portugal até à actualidade) sobre o   caderno de História do manual;
  •  Desenhar figuras históricas;
  • Pesquisar imagens dos reis;
Num modo geral, os Projectos apresentados estão muito bons, a maioria dos alunos empenharam-se neste trabalho, havendo alguns que não se esforçaram o suficiente:(





 
posted by Aprender a ser em plenitude at quinta-feira, fevereiro 10, 2011 | Permalink | 0 comments
Construção do metro quadrado( 4º ano)

 Cada aluno desenhou vários decímetros quadrados.
Foram colados 100 dm2 que juntos formaram um quadrado
com 1metro de lado.
Área= comprimento xl argura= 1m x 1m = 1m2

O nosso m2 foi colocado no tecto da sala de aula, ficou muito bem:)
 
posted by Aprender a ser em plenitude at quinta-feira, fevereiro 10, 2011 | Permalink | 0 comments